Gostaríamos de convidá-lo(a) para participar do Cordão da Mentira.
O Cordão da Mentira reúne músicos de diversas agremiações de São Paulo (Camisa Verde e Branco, Projeto Nosso Samba, etc), assim como integrantes de coletivos culturais e políticos. É um bloco de intervenção estética que discutirá de modo bem humorado e radical, temas cruciais para uma real transformação da sociedade brasileira. Nosso primeiro tema será “Vai acabar a ditadura civil militar?”
No processo de construção de enredo, samba e alas, discutiremos alguns pontos que nos parecem importantes e permanentes em relação à ditadura militar:
– Ditadura civil-militar – quais empresas financiaram a tortura no Brasil?
– Os porquês da impunidade contra os torturadores na contramão da América Latina.
– O que persiste da ditadura na cultura? Como se encaixam nisso os meios de comunicação?
– A persistência dos esquemas de tortura policiais herdados dos anos de chumbo junto à população mais pobre, assim como a militarização do Estado.
O desfile será no domingo, 1º de abril, dia da mentira e do golpe civil-militar de 64. A concentração acontecerá no Cemitério da Consolação, às 11h30min. As cores do nosso pavilhão serão vermelho e preto. O bloco ensaiará 6 músicas, sendo três composições feitas especialmente para o bloco e três retiradas do repertório popular do samba tratando do tema.
O primeiro ensaio acontecerá no sábado, no próximo dia 17 no Bar do Raí (esquina da Rua General Jardim com a Dr Vila Nova, na Vila Buarque), a partir das 15h30min.
Dúvidas, questões e propostas são bem-vindas.
Saudações de luta,
Cordão da Mentira