Sarau para Luis Gama: porque a ‘Abolição’ também foi uma Mentira!

Foliões e foliãs, o desfile do cordão está chegando! Este domingo (1º de Abril) sairemos pelas ruas do centro de São Paulo com a pergunta que não queremos e não devemos deixar calar “Quando vai acabar a Ditadura Civil-Militar?”.

Para abrir o Cordão, durante o aquecimento de seus tambores, nada melhor do que esquentar compartilhando poesias e letras fortes que tematizem as devidas pontes históricas entre a opressão do Estado no passado e no presente. Foi pensando nessas estreitas ligações que decidimos relembrar e homenagear, na abertura do Cordão da Mentira em frente ao Cemitério da Consolação, um dos lutadores mais ilustres que ali se encontra enterrado: o abolicionista Luís Gama, filho da guerreira malê Luíza Mahín. O mote deste nosso aquecimento poético: “Um Sarau para Luis Gama: porque a ‘Abolição’ também foi uma Mentira!”.

Neste Sarau lembraremos que Luís Gama foi um dos principais lutadores pela Abolição, efetiva e definitiva, do regime escravocrata no país ao longo da segunda metade do século XIX .Sua liderança abolicionista criou, em torno de si, o movimento abolicionista paulista. Gama foi o responsável pela libertação de mais de mil cativos – um feito notável – considerando-se que agia como “rábula” (advogado auto-didata) por dentro da própria lei escravista. A sua morte em 1882, vítima de diabetes, comoveu a cidade de São Paulo, e o féretro foi o mais concorrido até então na cidade. Foi sepultado no dia 25 de agosto no Cemitério da Consolação. A cada momento alguém subia numa tribuna improvisada, promovendo um discurso emocionado. Uma espécie de Sarau Abolicionista pioneiro no tempo.

Lembramos, por fim, que durante este sarau especial estarão conosco também pra receber as devidas homenagens a Dona Gisélia e Seu Zecléto, pais do jovem Henrique assassinado no último dia 18 de Março por policiais, no extremo sul de SP. Lembraremos ainda dos 7 anos da Chacina da Baixada Fluminense, completados agora dia 30 de Março. E mandaremos toda nossa energia de luta e solidariedade ao ato que estará ocorrendo no mesmo momento no Embu das Artes, em repúdio ao recente espancamento de jovem negro, e contra a violência racista que insiste em continuar se repetindo.

SALVE LUIS GAMA! POR QUE A A “ABOLIÇÃO” TAMBÉM FOI UM MENTIRA DAS ELITES BRASILEIRAS!

Sarau para Luis Gama: porque a‘Abolição’ também foi uma Mentira
Quando: a partir das 11h30
Local: em frente ao Cemitéri da Consolação

Share

One comment

  1. http://fd7mgfgasf.Com

    Sarau para Luis Gama: porque a ‘Abolição’ também foi uma Mentira! | Cordão da mentira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*